A pele e suas funções

A Pele é o maior órgão do nosso corpo, corresponde a aproximadamente 16% do peso corporal. É mais espessa em regiões palmo-plantares e mais fina em pálpebras. A espessura da pele varia de acordo com a idade e com o sexo, apresentando-se mais fina em mulheres. A pele contém folículos pilosos que recobre praticamente toda superfície corporal, é glabra (ausência de pêlos) nas regiões de palmas das mãos e plantas dos pés. É considerada a primeira barreira de defesa do nosso organismo.

Funções da pele:

Produção de queratina: é uma proteína que forma a camada externa da pele, pêlos e unhas e tem a função de proteção.

Produção de melanina: a melanina é o pigmento que dá cor a pele e pêlos e exerce proteção contra as radiações ultravioleta do sol.

Produção de sebo: o sebo é produzido pelas glândulas sebáceas tem as funções de manter a hidratação da pele, ou seja, evitando a evaporação de água para o meio e dificultar a entrada de microrganismos.

Produção de suor: o suor é produzido pelas glândulas sudoríparas, com as funções de hidratação e regulação da temperatura corpórea.

Defesa: presença de células do sistema imune que protege nosso corpo da entrada de microrganismos como fungos, bactérias e vírus.

Sensibilidade: nervos sensitivos localizados na pele nos dão a sensação de calor, frio, dor e tato.

Produção de vitamina D na presença de radiação solar.

Vasos sanguíneos: têm as funções de levar nutrientes para as células, e controle da temperatura corporal através de sua capacidade de contração e dilatação.

Camadas da pele:

Figura 1

  • Epiderme: é a camada mais superficial da pele, está em contato direto com o exterior e constitui a primeira barreira aos agentes externos. As células estão em constante renovação. Não possui vasos sanguíneos, sua nutrição é feita a partir da derme através de vasos sanguíneos. Seu principal componente é a queratina. As células da epiderme dão origem aos anexos cutâneos como: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.

  • Derme: é a camada intermediária constituída por tecido conjuntivo, de consistência gelatinosa, formada por fibras colágenas, elásticas e substância fundamental com proteínas e água. Possui folículos pilosos, glândulas sebáceas e sudoríparas, nervos e vasos sanguíneos.

  • Hipoderme (Tecido subcutâneo ou adiposo): é a camada mais profunda, formada pelo tecido gorduroso, tecido conjuntivo fibroso, nervos e vasos sanguíneos de maior calibre. Apresenta as funções de proteção contra traumas físicos, armazenamento de calorias e manutenção da temperatura corpórea.

Fontes:

Dermatologia.net - saúde e beleza da pele, http://www.dermatologia.net/, 2008.

Sampaio, Rivitti, Dermatologia - Artes Médicas, 1998.

Fontes das imagens:

Figura 1 - http://www.afh.bio.br/sentidos/sentidos10.asp