Constituição Federal de 1988: é a lei maior de um Estado (Brasil), à qual todas as outras estão subordinadas.
Artigo 196 - “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
Artigo 200 - “Ao sistema único de saúde compete além de outras atribuições, nos termos desta lei:
I - Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;
II - Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador”;...
Lei Orgânica da Saúde - Lei 8.080/90: dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como sobre a organização e o funcionamento dos serviços de saúde correspondentes. Essas condições são estabelecidas e controladas pela vigilância sanitária.
Artigo 6 - “Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários, decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:
I - O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos da produção ao consumo;
Legislação Estadual – Centro de Vigilância Sanitária (CVS): tem o papel de criar normas técnicas, apoio técnico e supervisão.
Os estabelecimentos que prestam serviços na área de estética, manicuro e pedicuro, depilação, entre outros somente poderão funcionar no território do Estado de São Paulo, mediante licença de funcionamento e alvará expedido pela autoridade sanitária competente. Para a concessão da licença e alvará os estabelecimentos deverão estar cadastrados no Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária (CMVS), do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (SEVISA).
O respeito às leis é um dos fatores importantes para a qualidade na prestação do serviço. Além disso, estamos trabalhando com a promoção do bem-estar das pessoas e que devem ter a sua saúde preservada.
Fontes