Noções e Conceitos de Controle de Microorganismos

Antes de abordar os principais métodos de limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais utilizados por esteticistas, manicuros e pedicuros, considero muito importante que seja feita uma breve revisão sobre a nomenclatura técnica no controle dos microorganismos.

Morte microbiana

Do ponto de vista microbiológico, os microorganismos são considerados mortos quando perdem definitivamente a capacidade de multiplicação.

Termos técnicos utilizados para o controle do crescimento microbiano

Assepsia: são técnicas que previnem a presença de microorganismos em uma dada área, ou seja, ausência de microorganismos.

Anti-sepsia: é a desinfecção química da pele, mucosas e tecidos vivos. Esta desinfecção é feita através de anti-sépticos, que é um desinfetante de baixo poder cáustico e hipoalergênico.

Degermação: é a remoção de microorganismos da pele por meio de ação mecânica (lavagem e esfregação da pele com água e sabão) ou pelo uso de anti-sépticos. Exemplo: antes de realizar um procedimento depilatório o algodão embebido em solução antisséptica é passado sobre a pele.

Germicida: é um agente químico genérico que mata germes, micróbios. Alguns apresentam efeitos específicos como: bactericida (mata bactérias), virucida (mata vírus), fungicida (mata fungos).

Cuidado! Não existe o termo anti-bactericida, pois isto quer dizer “não mate as bactérias”.

Bacteriostase: nesta condição a bactéria não está se multiplicando, no entanto ela não está morta. O crescimento bacteriano poderá recomeçar quando as condições do meio forem favoráveis. Exemplo: bactérias na geladeira ficam “paralisadas” em baixas temperaturas.

Desinfecção: é o processo pelo qual são destruídos os microorganismos patógenos em sua forma vegetativa (não resistente) através do uso de substâncias químicas (desinfetantes). Este processo não elimina formas resistentes (endósporos) de microorganismos.

Esterilização: é o processo pelo qual são destruídas todas as formas de vida microbiana, inclusive as formas resistentes (endósporos).

Remoção Mecânica ou limpeza: é o procedimento pelo qual se faz a remoção física e sujidades, pois a presença de matéria orgânica dificulta a ação dos produtos químicos nos processos de desinfecção e esterilização dos materiais. Neste método é feita a lavagem do material com fricção mecânica com água e detergente, auxiliada por esponja ou escova, ou a utilização de máquina de limpeza com jatos de água quente ou detergente ou ainda máquina ultrassônica com detergente.

Classificação dos artigos (materiais ou instrumentais) por risco de contaminação

Artigos não-críticos: são todos aqueles que entram em contato com a pele íntegra do cliente, ou que não entram em contato direto com a pele, devendo sofrer processos de limpeza ou desinfecção. Exemplo: espátulas, lixas, cubetas.

Artigos semicríticos: são aqueles que entram em contato com a pele não-íntegra ou mucosas do cliente. Estes artigos requerem desinfecção de alto nível ou esterilização. Exemplo: alicates para cutícula na ausência de sangramento, curetas na ausência de sangramento ou de secreção purulenta (pus).

Artigos críticos: são aqueles que penetram na pele e nas mucosas do paciente atingindo os tecidos subepiteliais no sistema vascular. Estes artigos deverão sofrer processos de esterilização. Exemplo: alicates para cutícula, espátulas e curetas com a presença de sangue ou secreções purulentas.

Fontes

Trabulsi, L. R.; Alterthum, F. "Microbiologia", 4a. Edição, Editora Atheneu, 2005, Capítulo 7.

Centro de Vigilância Sanitária, "Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde", 1994.