Boas práticas nos salões de beleza – Instalações e limpeza no salão

Para garantir a segurança e a qualidade na prestação do serviço, o profissional da área da beleza deve evitar procedimentos que apresentem risco à sua saúde ou a de seus clientes. Prevenir a transmissão de doenças como Hepatite B e C, HIV, verrugas, micoses entre outras é dever dos órgãos de saúde e também dos prestadores de serviço da área da beleza. De acordo com a legislação sanitária, apresentaremos a seguir algumas condições mínimas para o funcionamento de um estabelecimento de beleza.

Instalações mínimas para um salão de beleza

  • A área de um salão de beleza não pode ser inferior a 10,00 m2, com largura mínima de 2,50 m, para o máximo de cadeiras, sendo acrescidas de 5,00 m2 para cada cadeira adicional;
  • As paredes em cores claras, revestidas de material liso, resistente e impermeável e lavável, com altura de 2,00 m, no mínimo;
  • Compartimento de atendimento, separados por divisórias de no mínimo 2,00 m de altura;
  • Iluminação adequada para realização dos procedimentos com segurança e boa acuidade visual;
  • Ambiente arejado com boa ventilação;
  • No mínimo um lavatório para cabelos;
  • Pia de água corrente exclusiva para limpeza de materiais como: alicates, espátulas, pentes e escovas, entre outros;
  • Tanques para lavagem de panos de limpeza;
  • Banheiro para funcionários, com pia de água corrente, sabão líquido, toalha de papel descartável e lixeira com saco plástico e tampa com pedal;
  • Banheiro para clientes, com pia de água corrente, sabão líquido, toalha de papel descartável e lixeira com saco plástico e tampa com pedal;
  • Ralos com sistema de fechamento;
  • Instalação sanitária adequada.
Limpeza de pisos, paredes, móveis e sanitários em um salão de beleza

Antes de começar a limpeza utilize equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e máscaras. A limpeza de pisos, paredes e móveis deve ser feita através de esfregação com água e sabão ou detergente com posterior enxágüe e secagem. Para desinfetar pisos utilize água sanitária a 0,1%. Não utilize a varredura como forma de limpeza!

Os banheiros e vasos sanitários devem ser lavados diariamente com água e sabão ou detergente e a desinfecção deverá ser feita com hipoclorito de sódio a 1% ou água sanitária a 1%. Podemos preparar uma solução de água sanitária da seguinte forma:


  • Para preparar água sanitária a 1%: misture 1 litro de água sanitária 2,5% em 2,5 litros de água.

  • Para preparara água sanitária a 0,1%: misture 200 mL (4 copos de café) em 5 litros de água.

Observação: 2,5% é a concentração de cloro ativo normalmente encontrada nas marcas de água sanitária que se vendem nos supermercados. Para saber qual a concentração de uma determinada marca de água sanitária, procure a composição química constante no rótulo do vasilhame. Veja um exemplo de concentração na figura abaixo:

A pia e o lavatório para cabelos devem ser limpos com água e sabão e desinfetados com água sanitária a 1% por 10 minutos. O lavatório pode representar uma fonte de contaminação, por exemplo, através de fungos presentes em micoses de um couro cabeludo contaminado; por isso, é importante que o lavatório seja lavado e desinfetado após o atendimento de cada cliente.

Atenção! o uso do lavatório é exclusivo para lavagem de cabelos. Nunca jogue no lavatório a água proveniente de limpeza do salão ou água contendo restos de pele e cutícula após realização de procedimentos nos pés e mãos do cliente!

Fontes

Centro de Vigilância Sanitária da Prefeitura, "Beleza com segurança - Guia técnico para profissionais", São Paulo, 2005.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária, "Código Sanitário Estadual-Decreto 12.342/78".