Desinfecção e esterilização no salão de beleza

Faz parte do ritual da beleza a utilização de vários materiais como escovas, tesouras, alicates, ceras, espátulas, toalhas entre outros. Cada profissional deve zelar pelos seus materiais, pois são imprescindíveis à sua atividade. Entre os cuidados com os materiais o profissional deve dar atenção especial à forma adequada de limpeza, que varia conforme o tipo de material e o grau de risco de transmissão de doenças. As toalhas por exemplo devem ser lavadas com água e sabão, passadas a ferro quente e armazenadas em saco plástico individualmente, protegidas da poeira. A troca das toalhas deve ser realizada a cada cliente.

Materiais como: pentes, escovas, cubetas e bacias devem ser lavadas com água e sabão após o término de cada atendimento. As tesouras devem ser lavadas com água e sabão e desinfetadas através da imersão completa do material em álcool etílico a 70% durante 30 minutos.

Quando um material deve ser esterilizado?

Um material deve ser esterilizado quando entrar em contato com sangue, secreções ou pele não íntegra (ferimento). Por exemplo: os instrumentais utilizados pelo manicuro como alicates e espátulas, lâminas utilizadas por barbeiros e cabeleireiros e curetas utilizadas por esteticistas.

Estes materiais devem sempre passar pelo processo de esterilização após o término de cada atendimento ao cliente, pois microcortes muitas vezes imperceptíveis podem ocorrer, tornando o instrumental um possível veículo de contaminação.

Os materiais que necessitam passar pelo processo de esterilização devem primeiro sofrer a descontaminação para a remoção de resíduos como sangue, pele e secreções. Após a descontaminação do material deverá ser feita limpeza com água e sabão, enxágüe em água corrente e secagem com papel toalha. Depois de seco, o material deverá ser devidamente embalado e acondicionado para o procedimento de esterilização.

Etapas para a esterilização dos instrumentais:


Descontaminação

O procedimento de descontaminação é feito através da fricção do instrumental auxiliada por esponja ou escova embebida em álcool etílico a 70% durante 10 minutos por três vezes, totalizando 30 minutos. Outra opção é a imersão completa do instrumental em álcool etílico a 70% por 30 minutos.

Em seguida é feita limpeza com água e sabão com auxílio de uma escova; enxágüe em água corrente e secagem em papel toalha descartável. Agora o artigo está pronto para ser esterilizado.

Esterilização

Meios Físicos de esterilização: calor seco ou vapor saturado: o calor seco (ar quente) é produzido por estufa elétrica, esterilizando instrumentos e materiais a uma temperatura de 160ºC por 120 minutos e 170ºC por 60 minutos. As autoclaves são equipamentos que se utilizam de vapor saturado para realizarem o processo de esterilização a uma temperatura de 200oC, quando aplicadas por um tempo entre 30 minutos e 2 horas.

Esterilização em estufas ou forno Pasteur

  • Acondicionar os instrumentais em caixas metálicas com tampa de alumínio ou aço inox;
  • Acomodar as caixas metálicas no interior da estufa respeitando a capacidade da mesma;
  • Ligar a estufa e esperar até que atinja a temperatura de 170ºC;
  • Manter as caixas metálicas no forno por 60 minutos sem interrupção do processo;
  • Retirar as caixas com o auxílio de luvas de amianto;
  • Retirar os instrumentais da caixa somente no momento do uso.

Esterilização em autoclaves

  • Embalar totalmente os instrumentais em papel crepado ou camada dupla de algodão cru. A embalagem onde se encontram os instrumentais deve permitir a entrada e saída do agente esterilizante. As embalagens devem ser permeáveis ao vapor e impermeáveis às partículas microscópicas, ser resistentes à ruptura e flexíveis;
  • Depositar as embalagens em estojos de aço inox perfurados;
  • Carregar a autoclave com um só tipo de material; por exemplo, embalar e depositar nos estojos apenas instrumentais metálicos. Utilizar somente 80% da capacidade da câmara da autoclave. Acomodar os estojos no interior da autoclave de modo que fiquem expostos ao agente esterilizante;
  • Segundo a literatura, o tempo de exposição ao calor varia conforme o tipo de material: de 30 minutos a 2 horas, em temperaturas que variam de 121 a 200oC;
  • Após o tempo de exposição ao calor, desligar a autoclave e observar a completa despressurização antes de abrir a câmara;
  • Aguardar o resfriamento dos materiais antes de retirá-los da autoclave;
  • Armazenar os artigos em armário fechado e limpo, mantendo-os na embalagem utilizada na esterilização, garantindo que os mesmos fiquem livres de microrganismos durante a estocagem;
  • Retirar os instrumentais das embalagens somente no momento do uso.
Atenção: materiais plásticos não devem ir para a estufa nem para a autoclave, pois não suportam altas temperaturas.

Fonte

Centro de Vigilância Sanitária, "Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde", 1994.