Derme: Vasos sanguíneos e linfáticos

Dividem-se em dois plexos vasculares que se intercomunicam:

Plexo vascular superficial: localiza-se imediatamente abaixo das papilas, fornecendo nutrientes para a derme subpapilar e para a camada basal da epiderme. É constituído por arteríolas, capilares e vênulas.

Plexo vascular profundo: Localizam-se na junção da derme com a tela subcutânea (hipoderme). As funções do plexo vascular profundo são de termorregulação e fornecimento de nutrientes para a derme e anexos cutâneos. É constituído por arteríolas, vênulas de maior calibre e capilares.


Vasos linfáticos

Os vasos linfáticos são estruturas revestidas por uma única camada de células endoteliais, que se localizam na derme papilar. Na derme estes vasos linfáticos formam um plexo menor; quando alcançam a junção dermo-hipodérmica formam um plexo profundo de maior calibre.

Os vasos linfáticos são condutos de fundo cego (capilares linfáticos) que confluem e levam a linfa a vasos de maior calibre; possuem válvulas para impedir o refluxo.

Além da parte líquida, a linfa transporta macromoléculas (proteínas, mucopolissacarídeos, lipoproteínas, ácidos graxos, bactérias e células) até o plexo venoso, onde desembocam na corrente sanguínea, depois de passar pelos gânglios linfáticos que funcionam como filtros.


Músculos da pele

A musculatura da pele é do tipo lisa. É composta por músculos eretores dos pêlos, genitália externa e musculatura da aréola mamária.

Os músculos eretores do pêlo estão situados nos folículos pilosos e desempenham a função de elevação dos pêlos em resposta a estímulos sensitivos, auxiliando na manutenção da temperatura.