São hastes queratinizadas produzidas pelos queratinócitos modificados (tricócitos), células presentes no folículo pilossebáceo. Os melanócitos produzem a pigmentação do pêlo.
Folículo pilossebáceo: é composto de folículo piloso, glândula sebácea, músculo eretor do pêlo, terminações nervosas e glândulas sudoríparas apócrinas. O folículo piloso é formado pela invaginação da epiderme para dentro da derme.
Existem dois tipos de pêlos:
- Velo ou lanugo: são pêlos finos presentes na face;
- Terminais: são pêlos grossos, presentes no couro cabeludo, barba, púbis e axilas.
Os folículos pilossebáceos estão presentes em toda a pele exceto nas regiões palmoplantares e algumas regiões da genitália. Estas regiões, com ausência de pêlo, são denominadas glabras.
Estruturas do folículo pilossebáceo
Infundíbulo: se estende desde a abertura (óstio) até a inserção do ducto da glândula sebácea;
Istmo: localizado a partir da inserção da glândula sebácea até a região da inserção do músculo eretor do pêlo;
Bulbo: porção inferior do folículo que, na sua extremidade mais inferior, possui a matriz responsável pela produção do pêlo.
Transversalmente observa-se que o folículo piloso é circundado por uma membrana vítrea seguida da bainha externa do pêlo; bainha interna constituída por camada de Henle, camada de Huxley, cutícula e finalmente a haste do pêlo composta por cutícula, córtex e medula.
Figura 1 - Estrutura do pêlo
Fases de crescimento do pêlo
Fase anágena ou de crescimento ativo: neste período o pêlo apresenta-se em crescimento, com duração de 2 a 3 anos. Fase em que ocorre intensa atividade mitótica com a queratinização do pêlo (85% a 95% dos pêlos).
Fase catágena ou de regressão: período de involução após a fase anterior. Nesta fase ocorre parada mitótica, estendendo-se por um período de 3 semanas, sendo que menos de 1% dos pêlos encontram-se nesta condição.
Fase telógena ou de repouso: nesta fase o pêlo cai ou é removido. Dura de 3 a 4 meses e é representada por 4 a 14% dos pêlos normais. Após o período de repouso, um novo pêlo emerge em substituição ao anterior (reinício da fase anágena).
Figura 3 - Fases de crescimento do pêlo
Funções dos pêlos
Os pêlos apresentam basicamente as seguintes funções: proteção nas áreas de orifícios como nariz, orelhas e olhos; proteção contra os raios ultra-violetas (UV) no couro cabeludo; redução do atrito nas regiões de intertrigo (pele com pele) e das axilas; e função de percepção sensitiva cutânea.
Figuras:
Figura 1: www.keratin.com/aa/aa007.shtml
Figura 2: www.pgbeautygroomingscience.com/hair-structure.html
Figura 3: hairremovalsystemsreviews.com/category/hair-growth-cycle/
Referências:
Junqueira, L. C. e Carneiro J. Histologia Básica, 7a. edição, 1990. Guanabara Koogan.
Azulay, R. D. e Azulay, D. R. Dermatologia, 3a. edição, 2004. Guanabara Koogan.
Cucé, L. C. e Neto, C. F. Manual de Dermatologia, 2a. edição, 2001. Atheneu.