Glândulas sudoríparas

São glândulas produtoras de suor, originam-se do folículo piloso durante a vida embrionária. As glândulas sudoríparas dividem-se em dois grupos: écrinas e apócrinas.

Glândulas sudoríparas écrinas: apresentam como principal função a regulação da temperatura corporal. Distribuem-se por toda a pele com maior concentração nas palmas das mãos, plantas dos pés e axilas. O suor desemboca diretamente na superfície da epiderme através de um orifício chamado de acrossiríngio ou poro. A produção de suor é estimulada pelo neurotransmissor acetilcolina.


Figura 1 - Glândulas sebáceas

Glândulas sudoríparas apócrinas: seus ductos desembocam sempre num folículo piloso e estão localizadas entre derme e hipoderme. Estão distribuídas nas regiões do corpo como axila, perimamilar e anogenital. Podem aparecer modificadas no conduto auditivo (produção de cera), pálpebras (glândulas de Moll) e nas mamas (glândulas mamárias). Desenvolvem-se na puberdade sob a ação dos hormônios andrógenos.



Composição do suor: é um líquido inodoro composto de 99% de água, sódio, cloretos, potássio, uréia, lipídeos, cálcio, fósforo e ferro. Observação: o odor característico do suor é devido a bactérias presentes na superfície da pele e não ao líquido propriamente dito.

Figuras:

Figura1: www.mayoclinic.com/health/medical/IM00027

Referências:

Junqueira, L. C. e Carneiro J. Histologia Básica, 7a. edição, 1990. Guanabara Koogan.
Azulay, R. D. e Azulay, D. R. Dermatologia, 3a. edição, 2004. Guanabara Koogan.
Cucé, L. C. e Neto, C. F. Manual de Dermatologia, 2a. edição, 2001. Atheneu.